domingo, 26 de dezembro de 2010

Crônica natalina


O Natal é uma data muito especial, concordam? O evento pré-estabelecido mais popular de nossa cultura cristã. Adorado, principalmente, pelo setor comerciário, o natal é conhecido por ser um tempo de paz, amor...

Natal é tempo de despreendimento! Vamos às compras!

Você resolve comprar algum calçado. Entra numa loja apinhada de gente e logo se irrita porque nada tem preço. Procura um vendedor que está atendando mais 4 pessoas. Ele diz que já vai trazer os seus sapatos. Ele volta 15 minutos depois. Natal é tempo de compreensão! Você experimenta e precisa de um número menor. Espera mais 10 minutos porque o vendedor foi para o estoque e desapareceu por lá. Ele volta, voce faz o novo pedido. Após mais 15 minutos ele trás o sapato requerido, mas, que pena!, não tem mais na cor azul. Cresce um sentimento de revolta, você não precisa de uma sapatilha amarela e sim de uma azul. Mas natal é tempo de reflexão! Você pensa que depois de passar quase 1 hora nessa loja tem que comprar alguma coisa! Você sai com uma sapatilha amarela que nunca quis comprar, mas tudo bem! afinal, eles parcelaram em 4 vezes sem juros. O Natal é tempo de caridade!

Natal também é tempo de união entre as pessoas!

Você volta exausta e cheia de sacolas. Percebe que a fila para pegar um ônibus vai até o meio do terminal. Então, vamos em pé mesmo. O ônibus está lotado e faz muito calor. O idiota do motorista para em todos os pontos sabendo que não cabe mais ninguém no ônibus. As pessoas xingam o motorista. Um homem sobe no ônibus, não consegue entrar, óbvio!, e vai pendurado na porta. Ele diz que se o motorista fechar a porta comprará um problema com ele. As pessoas xingam a mãe do motorista. Um passageiro que estava sentado se oferece para segurar minhas sacolas. é natal. Natal é tempo de solidariedade!

Natal é tempo de sinceridade!

Você compra presentes para os seus familiares por um site da internet. Eles prometem entrega em até 1 semana. Você está tranquila, efetuou a compra com 2 semanas de antecedência. Os dias passam e nem sinal da sua encomenda. Voce já começa a se preocupar. Manda um e-mail para a central de atendimento. No mesmo dia chega uma resposta: "Esta é uma mensagem automática de nossos servidores. Por favor, não responda. Recebemos seu contato e pedimos gentilmente que aguarde o retorno em breve." Natal é tempo de gentileza! Então você aguarda gentilmente o retorno. Não há retorno. Os presentes não chegam. É noite de natal. Você explica sem graça que não trouxe presente para ninguém porque a droga do site não enviou a tempo. Escreve um e-mail nada gentil para a empresa.

Natal é tempo de encontro.

Família reunida! Trocam presentes, se enchem de peru e rabanada, falam mal da parente que não veio, assistem o especial da Xuxa e ouvem pela milésima vez o CD natalino da Simone. E a música lança a perspicaz pergunta: "Então, é natal. E o que a gente fez? O ano termina e nasce outra vez."

Apesar das ironias do natal, para mim esta é, de fato, uma data muito especial. Um feriado socialmente instituído para que abracemos uns aos outros sem constrangimento, sem parecermos bobos. E, como diz minha tia Neide, existe uma energia que flui entre as pessoas e devemos sempre nos cercar de pessoas que nos desejem feliz natal, saúde, paz. Esse é o sentido do natal. As pessoas que celebram a vida, desejando mutuamente uma paz que só encontram no momento do abraço.

Feliz natal (atrasado!)!

5 comentários:

  1. Eu adorei, principalmente por me fazer rir um bocado! Passei por situações semelhantes...
    Saiba que esse "alerta natalino" teve um gosto todo especial, diferente de outros que admito ter lido torcendo o nariz.
    :D
    Adoro esse jardim!

    ResponderExcluir
  2. Ha! O natal! parece o fim do mundo! Tem vezes que eu acho que o estresse não vale a pena. Dá vontade de pedir comida chinesa e brincar de imagem e ação com a família. O time que ganhar ganha um panetone.
    feliz natal atrasado e ano novo adiantado!

    ResponderExcluir
  3. perdoe-me se minha sinceridade irá ofender,mas,pormim, dormiria no dia 23 e só acordava no dia 26

    Ô data hipócrita essa, não generalizando. Há pessoas que ainda entende tal signficado,mas virou mt mktg. =/


    bjs e obg pelas passagens no fatoSempalavras.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o sentido do seu Natal, em algum momento, se esbarra com o meu.
    Afinal de contas, pra mim, o maior significado da palavra Natal é AMOR.
    E bem que podia ser Natal todo dia, né!? Até mesmo com as milhões de sacolas, ônibus lotados e sapatilhas amarelas. Pelo menos, haveria mais AMOR fluindo de alguns de nós. :D

    ResponderExcluir
  5. É nossa cultura faz do Natal uma festa um tanto capitalista, mas como vc mesma disse.. é tempo de amar a família e ser feliz!

    Que seja sempre Natal no coração da gente!

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir